sábado, 1 de julho de 2017

Presente da Vida


Resenha do Skoob
Presentes da Vida é a tradução da Editora Novo Conceito para o livro Something Blue sucesso da autora Emily Giffin de quem sou muito fã! Emily Giffin escreve com emoção, pureza e toca profundamente o leitor, diferente de Nicholas Sparks, seus livros nos fazem chorar de felicidade (amo finais felizes!). Esse livro é também a continuação de O Noivo da Minha Melhor Amiga. Não é obrigatório ter lido antes, mas a leitura do livro anterior é imprescindível para o melhor compreendimento da história de Darcy e o que a levou à situação atual.


Confesso que odiava a Darcy desde o livro O Noivo da Minha Melhor Amiga. Ela é o oposto de Rachel, além de indiferente, arrogante e egoísta. Mas em "Presentes da Vida" ela nos conta sua versão dos fatos, e podemos conhecer tudo o que aconteceu com Rachel e Dexter (ex-noivo de Darcy). Não entendeu? Antes de continuar a leitura desta resenha, pode ler (sem spoilers) a resenha de O Noivo da Minha Melhor Amiga.

Agora podemos continuar e você irá compreender o que quero dizer! A Darcy teve sua vida totalmente arruinada, sua melhor amiga roubou seu noivo, ela não vê que também traiu e se sente a única vítima de tudo que ocorreu em sua vida, um desastre. Mas ela está grávida de um cara (Marcus, um amigo de Dexter, que inclusive ia ser padrinho em seu casamento) que é despojado em demasia e "compromisso" não faz parte do vocabulário dele. Agora ela percebe que ele podia até ser um pouco sexy, mas não era bonito, nem rico e nem inteligente, o que ela viu nele?

O que Darcy não percebe é que Dex (que era seu noivo e ficou com sua melhor amiga) podia ser lindo, inteligente e rico, mas que seriam infelizes juntos. Ele não a amava e nem ela sentia algo mais que admiração por ele. Mas como eu disse ela é extremamente egoísta e se inconsciente ou não, ela sempre competiu com Rachel, e não suportava o fato de sua agora ex-melhor-amiga ter tirado Dex dela, debaixo de seus olhos. Ela jamais suportou uma derrota e como sempre teve tudo o que quis e um pouco mais, e por isso estava despreparada para a vida, para tudo o que aconteceu em seu castelo que desmoronou.

Isso é com certeza o mais emocionante em toda esta linda história: A capacidade do ser humano de reconhecer ainda que tarde seus erros e prosseguir rumo ao desconhecido, mas com a qualidade indescrítivel de se auto-avaliar, reconhecendo assim que também foi parte de sua própria tragédia amorosa, a autora acerta em cheio neste quesito, mostrando aos leitores a antiga Darcy, seus caminhos errôneos e a reviravolta que tem em sua vida. Indelével. Surreal.

Cansada de tudo e de todos, ela vai para Londres, viver temporariamente com Ethan (amigo dela e de Rachel desde o quinto ano do colégio) pensando em compras, em dar a volta por cima e odiar ainda mais seus ex-amigos (agora inimigos pois, todos se viraram contra ela) ela se descobre grávida de algo maravilhoso e surpreendente e que tem efeito positivo em sua vida (mesmo que no momento ela queira desistir) chegando ao título deste livro em português: Presentes da Vida "Nem sempre o queremos é o que realmente precisamos". Concordo e assino em baixo, o que precisamos realmente nesta vida está longe de ser algo que queiramos, mas que aliado a forças supremas é tudo e mais do que precisamos nesta incrível jornada. Gravidez não planejada, sem amigos, sem emprego e sozinha ela descobre que a vida é muito mais do que beleza e roupas de grife.

Não posso deixar de mencionar o humor impressionante nesta leitura, ri demais em diversos trechos e chorei copiosamente em outros. Emily Giffin é uma das autoras que mais admiro, por sua capacidade de fazer-nos rir e no mesmo instante nos levar à lágrimas. Posso dizer que encontro semelhanças com seus outros títulos como : Ame o que é Seu e Questões do Coração (também amo esse!). Mas de um modo ou de outro, estou mais do que surpresa e senti-me feliz com a leitura deste livro que além de extremamente agradável me surpreendeu positivamente e fez com que Darcy se tornasse outra pessoa diante de meus olhos. Um livro tocante e profundo, narrativa concisa e fluente e tem tudo para se tornar best-seller aqui no Brasil, tanto como já é lá fora. 

Se está cansado de leituras cansativas, repetitivas e sem motivação, pegue um exemplar deste maravilhoso livro e não se arrependerá, só não esqueça de me convidar para um clube do livro on-line depois, adoraria compartilhar meus trechos prediletos e minhas impressões com você. Uma perfeita história de recomeços e amizade, amor e descobrimento, sinceridade e perdão. Recomendadíssimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário