sábado, 27 de fevereiro de 2016

O que é o Quê

Há quase dez anos escolhi este livro para Mari. E esperei seu comentário...
Mari é como eu: compradora compulsiva de livros e, sinceramente, no meio de tantos outros títulos, ela ainda não tinha lido. E pedi emprestado, ;)

Resenha extraída do site da Editora Companhia das Letras:

Nascido em Marial Bai, no sudoeste do Sudão, Valentino Achak Deng teve uma infância tranqüila. Mas, em 1983, seu país foi dividido ao meio por disputas petrolíferas e pelo empenho do governo em impor o rigoroso conjunto de leis religiosas islâmicas. De maioria católica, as aldeias do sul foram arrasadas pelas milícias árabes do norte, dando início à guerra civil.
Sobrevivente do ataque que dizimou sua família e seus amigos, Valentino tem sete anos quando se lança numa fuga desesperada rumo à Etiópia. Logo encontra um grupo de meninos perdidos, com quem percorre mais de mil quilômetros a pé, em geral à noite, para escapar dos bombardeios e do ataque das milícias. A escuridão, porém, não os protege de leões, crocodilos e das doenças que os fazem enterrar vários de seus companheiros.
Valentino sobrevive. Depois de três anos num campo de refugiados etíope e dez num campo queniano, emigra em 2001 para os Estados Unidos. Ali conhece Dave Eggers, que transforma sua história em livro. Verdadeiro épico de privações e provações inacreditáveis, O que é o Quê narra essa tragédia pessoal e coletiva com pitadas de lirismo e leveza dignas da melhor literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário