segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Leonardo da Vinci

Wikipédia Leonardo nasceu em 15 de abril de 1452, "na terceira hora da noite", de um sábado, no vilarejo de Anchiano, na comuna italiana de Vinci, na Toscana, situada no vale do rio Arno, dentro do território dominado à época por Florença. Era filho ilegítimo de Messer Piero Fruosino di Antonio da Vinci, um notário florentino, e Caterina, uma camponesa que pode ter sido uma escrava oriunda do Oriente Médio. Leonardo não tinha um sobrenome no sentido atual; "da Vinci" significa simplesmente "de Vinci": seu nome completo de batismo era "Leonardo di ser Piero da Vinci", que significava "Leonardo, (filho) de (Mes)ser, Piero de Vinci". O próprio Leonardo da Vinci assinava seus trabalhos simplesmente como Leonardo ou Io Leonardo ("Eu, Leonardo"); presume-se que ele não usou o nome do pai por causa do estado ilegítimo.

Se e destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.

Se destacou em 11 áreas distintas... 
Atualmente, século XXI ,  nos contentamos em termos apenas uma
"vocação", desenvolvermos apenas uma habilidade  - ou bancário, ou médico, ou advogado... ou dona de casa, ou administrador, ou atleta... apenas uma profissão em cada encarnação.



Estou encantada com o livro de ficção Senhora da Vinci, da editora Caravelas.  Florença do século XV é simplesmente apaixonante... 

Médici, Botticelli, Ficino, Pulci, Pollaiuolo, Poliziano, Bracciolini, Verrocchio, Ghirlandaio, Michelangelo. 

Platão!

Heresia, filosofia, confrarias,  segredos, alquimia, sodomia...
Renascimento.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário