terça-feira, 11 de novembro de 2014

Ramsés II

Ramsés, escrita por Christian Jacq e lançada em 1995, é uma série de livros organizados em 5 volumes e que retratam, com caracteres biográficos e fictícios, a vida do Faraó Ramsés II, além dos costumes de vida dos egípcios desta época. 
Assistindo ao vídeo é mais fácil compreender o cenário recriado pelo autor para retratar a vida do Faraó.  


Quando evocamos a grandeza do Egito Antigo, um nome vem imediatamente à nossa mente: Ramsés, o faraó que reinou durante 60 anos, combateu inúmeros inimigos e cujos feitos estão talhados em esculturas nos templos egípcios e em narrativas poéticas.
No primeiro volume desta magnífica saga, 'O Filho da Luz', Ramsés acalenta anseio de torna-se o sucessor ao trono. Contudo, Ramsés não é o filho primogênito, e essa primazia naturalmente será destinada a chenar, seu irmão mais velho. Mas, quem realmente sucederá Sethi? O Calculista e ambicioso Chenar? Ou o apaixonado e vigoroso Ramsés? Secretamente, Sethi inicia o filho mais novo à sagrada e suprema função. As provações e armadilhas mortais se multiplicarão. Conseguirá Ramsés escapar às intrigas do irmão? Saberá escolher entre a apaixonada Iset a Bela e a misteriosa Nefertari? Ramsés só poderá contar com a amizade de alguns amigos fiéis: Ameni, o escriba; Moisés, seu condiscípulo hebreu; e Setaou, o encantador de serpentes. Assim se inicia a jornada apaixonante do heroí egípcio conhecido como 'O Filho da Luz', em um mundo repleto de sabedoria, que será paulatinamente desvendando a cada volume da Série Ramsés.
 
  • O 1º volume, Ramsés - O filho da luz, relata a vida de Ramsés desde sua infância, passando pelos ensinamentos de seu pai, Seti I, o casamento com Nefertari e termina com a morte de seu pai.
  • O 2º volume , Ramsés - O templo de milhões de anos, relata a posse de Ramsés, a construção da capital de Pi-ramsés pelos hebreus, do seu templo Ramesseum e as inúmeras tentativas de Chenar, irmão de Ramsés, de destroná-lo e tornar-se faraó.
  • O 4º volume, Ramsés - A dama de Abu-Simbel, conta a tentativa de Ramsés em estabelecer um tratado de paz com os hititas, o êxodo hebreu, a construção do templo de abu-simbel.
  • O 5º e último volume, Ramsés - Sob a acácia do ocidente, conta o casamento de Ramsés com a filha do rei Hitita, a tentativa de revoltosos líbios de invadir o Egito, e termina com a morte de Ramsés aos 89 anos. (Wikipédia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário