terça-feira, 18 de novembro de 2014

Dicas de Finanças -

Benjamin Franklin  foi um cientista, jornalista, inventor, abolicionista e diplomata americano. Ele viveu durante o século XVIII nos Estados Unidos e seu trabalho é reconhecido até hoje, principalmente, pela descoberta da energia elétrica. Porém, Franklin também pode ensinar várias dicas de finanças pessoais. Confira:

1 – Saiba o verdadeiro valor das coisas

Quando criança, Benjamin Franklin viu um garoto brincando com um apito. Ele ficou tão maravilhado que falou para o menino que pagaria todo o dinheiro que estivesse em seu bolso em troca pelo apito. O garoto aceito e o pequeno Benjamin voltou para casa com o apito. Porém, quando contou isso para a sua família, sua mãe disse que ele havia pagado o triplo do valor real do apito. No texto que Benjamin conta essa experiência, ele diz que isso o marcou tanto que, quando ele já estava adulto, ele se perguntava todas as vezes de comprar alguma coisa se o preço realmente estava justo. É importante que você sempre pare e pensa antes de adquirir algum produto, pois, nem sempre, aquilo realmente vale tudo isso.

2 – Seja autossuficiente

Em diversos textos, Benjamin Franklin diz que seu pai, desde sua infância, sempre ensinou o filho a ser autossuficiente. O jovem aprendeu a cozinhar, arrumas coisas, costurar, construir, consertar, etc. E, por conta disso, Benjamin Franklin acredita que ele teve uma vida muito mais livre e feliz. Aja como ele e aprenda a fazer as coisas por si mesmo: ao invés de pedir uma pizza na sexta a noite, passe no mercado e se aventure na cozinha.

3 – Invista em si mesmo

Benjamin Franklin foi um ávido leitor – ele diz, em um texto, que quando começou a trabalhar, boa parte do seu salário era gasto em livros e mensalidade da biblioteca. Durante algumas horas do dia, Benjamin ficava lendo livros sobre diversos assuntos, e isso o transformou em uma pessoa muito inteligente e culta. Se você deseja ter dinheiro e tempo a longo prazo, é importante que você invista sua disposição e seu dinheiro agora. Faça cursos, leia livros e nunca pare de aprender – esse é o maior investimento que você pode fazer em si mesmo.

4 – Sempre preserve a integridade

Em um dos seus textos, Benjamin Franklin conta que ao longo de sua vida, ele viu muitos homens serem corrompidos pela ambição. Uma vez, quando ele quase aceitou fazer um trabalho não ético em troca de dinheiro, ele decidiu que não permitiria que isso acontecesse com ele. Ele foi até o mercado, comprou somente o que necessitava para viver, adquiriu uma cama mais simples e deixou de se vestir com roupas caríssimas. Aos poucos, ele foi percebendo como a vida poderia ser bem vivida, mesmo sem muito luxo e poder.

5 – Seja paciente

Como muitas pessoas não sabem, Benjamin Franklin demorou muitos anos para atingir o sucesso financeiro. Em seus textos, ele diz que só atingiu o sucesso porque teve muita paciência e dedicação. O sucesso não virá do nada – é necessário que você disponha de muito tempo e esforço até conseguir atingir os seus objetivos. Seja paciente.

6 – Tempo é dinheiro

A famosa frase "tempo é dinheiro" foi primeiramente dita por Benjamin Franklin. Na loja de revistas e jornais de Benjamin, um homem perguntou quanto custava um livro. Franklin respondeu que estava 1 dólar, e o homem não aceitou esse preço, e perguntou qual era o valor real. Benjamin, então, falou que o preço era U$ 1,50, já que o cliente estava fazendo ele perder o tempo em que poderia estar trabalhando. Com essa frase, ele queria dizer que o tempo em que você passa trabalhando é precioso e não deve ser desperdiçado com coisas pequenas, ou então situações irrelevantes.

7 – Poupe

Se você deseja atingir os seus sonhos e se tornar uma pessoa rica, é essencial que você poupe. Acima de poupar, você deve ter certeza que esse dinheiro tem um destino certo e útil. De nada adianta juntar dinheiro desenfreadamente, se você não possui um plano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário