segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Religião

Sempre quis entender/compreender melhor as doutrinas religiosas. Compará-las, exatamente. Para provar minha teoria de que a conveniência é a mestra de toda e qualquer doutrina de fé.*

No livro PELA BANDEIRA DO PARAÍSO: Uma História Violenta de Fé (de John Krakauer) fica claro a alternância dos mórmons (fundamentalistas da Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias) entre poligamia e monogamia. Enquanto divulgavam a bigamia abertamente foram expulsos de várias regiões nos Estados Unidos. Isso exigia constantes mudanças e readaptações; muitas vezes perda de fiéis seguidores. A fim de fixarem território, receberam uma "mensagem" do mestre Joseph Smith, o fundador da religião e passaram a ser monogâmicos "oficialmente".
 
Ao pesquisar sobre uma postagem no face sobre a Igreja Católica e a crença na reencarnação, encontrei um site de notícias e artigos sobre a igreja e a fé católica. 


(...) poder e dominação... contra-argumentar a doutrina alheia... muito complicado eu, uma leiga, fiel não praticante de várias religiões escrever sobre fé...
Porém, posso sim divagar no meu blog; afinal, foi o objetivo de sua criação!

* Na verdade, considero a conveniência mestra de todo e qualquer estepe de sobrevivência. 

Falarei disso também em outro post - meus devaneios, hoje, estão transbordando... tudo porque estou lendo Inferno de Dan Brown. E assisti a um dos filmes da série Os Pilares da Terra.

Um comentário: