segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Monte Manaslu - Himalaia

Notícia site terra: Nove alpinistas, incluindo europeus, morreram em uma avalanche no domingo no monte Manaslu, a oitava maior montanha do mundo, na cordilheira do Himalaia no Nepal. A expedição, que era formada por 25 alpinistas, havia praticamente alcançado o cume do monte Manaslu (8.156 metros) quando aconteceu a avalanche na manhã de domingo.
"A maioria das pessoas mortas são francesas", disse o sherpa Ang Tshering, vice-presidente da Associação de Alpinistas do Nepal, após uma conversa por telefone por satélite com membros da expedição. As condições meteorológicas prejudicavam os voos de helicópteros e muitos feridos permaneceram no acampamento base.
Um dos sobreviventes da tragédia, o italiano Silvio Mondanelli, afirmou à imprensa de seu país que pelo menos 13 pessoas morreram na avalanche. Mondanelli explicou que a avalanche sepultou o acampamento base nº 3 do Manaslu, a 7 mil metros de altura.
A avalanche teria acontecido às 5h, de acordo com testemunhas. No momento, todos os alpinistas estavam dormindo em suas barracas e foram atingidos em cheio pela grande massa de neve e gelo.
O Nepal tem oito das 14 maiores montanhas do mundo, todas acima de 8.000 metros de altura, incluindo o Monte Everest, o maior do planeta e que atrai milhares de alpinistas a cada ano. A Manaslu é a oitava montanha na lista das maiores do mundo e é considerada a mais perigosa.
24/set/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário